28 de julho de 2010

Jogos da CPLP começam com basquetebol e acabam com futebol

A segunda reunião da Comissão Permanente dos VII Jogos da CPLP, realizada no Maputo, estabeleceu que o evento começa com uma jornada de basquetebol e termina com a final de futebol. A jornada de abertura foi antecipada de um dia, para 29 de Julho, e a de encerramento manteve-se a 7 de Agosto.

O vice-presidente do IDP, Fanha Vieira, que assegura o secretariado dos Jogos, e o secretário-geral da CDP, Ilídio Trindade, na qualidade de chefe da missão portuguesa, participaram na reunião de Maputo em que foi feito o levantamento das situações, sobretudo logísticas, relacionadas com a realização dos Jogos da CPLP na capital moçambicana. Os trabalhos incluíram uma visita aos locais de competição.

A inauguração dos VII Jogos da CPLP realiza-se no pavilhão do Maxaquene, com a presença dos ministros do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, constando de um desfile das delegações participantes a que se seguem os dois primeiros jogos do torneio de basquetebol masculino.

No dia do encerramento apenas irá ocorrer a final do futebol, no campo do Maxaquene, seguindo-se uma festa cultural preparada pelo país organizador.

Os VII Jogos da CPLP são subordinados ao lema “Uma comunidade, uma língua, um mar de culturas” e Moçambique pretende que cada membro da CPLP apresente um pouco da sua cultura, de uma maneira totalmente informal, através de momentos musicais ou de actividades culturais desenvolvidas pelos próprios atletas. Essas manifestações decorrem na Escola Portuguesa de Maputo no dia dedicado a cada país.

O calendário desportivo irá ser ajustado para que as competições façam uma pausa no dia 4 de Agosto de modo a possibilitar a visita das delegações a locais históricos, monumentais e turísticos de Maputo.

Portugal vai estar presente com uma delegação que ronda as cem e dez presenças, entre atletas, treinadores, árbitros, pessoal de apoio médico, médicos e dirigentes.

Fonte: CDP

O jogo inaugural será entre as selecções de Portugal e Moçambique. À nossa selecção de Sub 15 Masculinos e aos nossos representantes Fred e Eduardo, desejamos boa sorte.