7 de agosto de 2009

Stª Maria Feira e GRIB no site: www.fpb.pt

Feira - Cidade sede do Campeonato da Europa de sub-16 masculinos.

GRIB
Fundado em 1974 por um grupo de jovens que pretendia dinamizar algumas modalidades desportivas junto da população mais nova, o GRIB – Grupo Recreativo Independente Brandoense, sempre dedicou especial atenção ao basquetebol, sendo mesmo considerada a modalidade rainha neste clube.
Durante vários anos o GRIB participou nos campeonatos organizados pela Associação de Basquetebol de Aveiro, mas em condições consideradas precárias, uma vez que não existia Pavilhão Desportivo em Paços de Brandão que possibilitasse a prática de modalidades de pavilhão. Posto isto, na década de 80 o clube teve de interromper a prática do basquetebol em termos competitivos. Quando em 1996 se construiu o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2, 3 de Paços de Brandão, criou-se a oportunidade ideal para o ressurgimento do basquetebol no GRIB, uma vez que já existia o equipamento essencial para a prática da modalidade. Por esta altura, o GRIB passou a competir também no sector feminino.
O ano de 2009 tem sido um dos mais marcantes na história do GRIB, e a recepção do Campeonato da Europa de Sub16 Masculinos é mais um ponto alto neste ano histórico para o clube de Paços de Brandão, em que se sagrou Campeão Nacional de Sub14 Femininos, e pode, finalmente, inaugurar o seu novo pavilhão desportivo, um espaço dotado de excelentes equipamentos que permitirão aos 176 atletas do GRIB praticar basquetebol num espaço apropriado.
Neste Campeonato da Europa de Sub16 Masculinos o basquetebol de Santa Maria da Feira e, mais propriamente, de Paços de Brandão estará representado pela participação do Júlio Silva, atleta do Brandoense, e um dos 12 convocados para representar Portugal.