6 de julho de 2008

Blog em entrevista

Blog: Qual o teu nome e que idade tens?
J.S.:Olá sou o Júlio Silva e tenho 15 anos.

Blog: És estudante? De que ano?
J.S.: Sim. Apesar dos meus 15 anos estou um ano (escolar) avançado pois entrei um ano mais cedo para a escola primária. Sendo assim, no próximo ano vou ingressar no 11º ano.

Blog: Há quanto tempo praticas basquetebol?
J.S.:Pratico basquetebol desde os 5, logo pratico há aproximadamente 10 anos.

Blog: O que achas do GRIB?
J.S.: Na minha opinião, o GRIB apesar de certas dificuldades tornou-se num clube muito organizado e dos que mais atletas minis tem em Portugal. Para além disso o Grib por vezes tem gerações de ouro como a de cadetes masculinos que foi à fase final nacional e também a de cadetes femininos, mostrando que por cá já passaram talentosos treinadores e alguns deles ainda cá estão.
Blog:Qual a tua opinião sobre o futuro Pavilhão do GRIB e a importância que ele terá para os jovens atletas / futuro do clube?
J.S.:Penso que o novo pavilhão é de uma importância fulcral pois vai dar mais condições de treino a todos os escalões do GRIB desde de formação a seniores masculinos e femininos. Para além disso vai ser um atractivo para um amento de inscrições por parte dos pequenos e dos graúdos.

Blog: Já foste convocado para a Selecção Distrital de Aveiro e para a Selecção Nacional. O que representa para ti essas convocatórias?
J.S.: Sim, já fui convocado para a Selecção distrital de Aveiro e para dois estágios da selecção nacional.
Bem, primeiro de tudo é um privilegio estar entre um grupo que corresponde aos melhores jogadores nascidos em 1993 e de trabalhar com óptimos treinadores como o prof. Araújo, treinador da selecção nacional, Gabriel Valente, treinador adjunto da selecção nacional e o treinador Ivo Rêgo, treinador principal da selecção distrital de iniciados.
Outro motivo de orgulho é seguir as pisadas de estrelas formadas no clube como Tiago Pinto Sá e Ricardo Couto. Para além disso, devo acrescentar que para chegar a estas convocatórias o esforço nos treinos e jogos teve de ser redobrado e do apoio e esforço incansável do meu treinador Rui Resende em tentar ajudar-me a amenizar as minhas lacunas e melhorar ainda mais os meus pontos fortes. Porém, tudo acabou em bem pois fui recompensado pelos treinadores das várias selecções.

Blog: Quais os teus objectivos em termos individuais e colectivos?
J.S.:Bem, penso que se gastamos uma parte do nosso dia com algo, pelo menos devemos ser bons nela. Sendo assim, tento trabalhar o máximo de tempo por dia, não treinando apenas no local de treino mas também em casa. Com isto pretendo vir a ser jogador profissional, o que é uma proeza no basquetebol português de hoje em dia. A nível colectivo vou falar a curto prazo e o que eu pretendo para a próxima época de cadetes masculinos é de participar da fase final distrital e depois aí, tudo pode acontecer, mas apreciaria muito ou ir ao nacional, ou participar na taça nacional, precisando assim das classificações de 1/ 2º lugar ou 3º lugar, respectivamente. As condições estão lá todas, desde um excelente treinador a uma habilidosa e aguerrida equipa.
Blog: Se tivesses de convencer jovens a praticarem basquetebol no GRIBrandoense, o que dirias?
J.S. Diria que o basket é um mundo à parte, é um jogo de inteligência, e que no Grib como somos sempre tão unidos, eles arranjariam vários novos amigos. Também devo acrescentar que se eles entrarem agora vão poder desfrutar de umas condições de top nacional devido ao novo pavilhão e que se vierem para o GRIB não se arrependerão.