19 de abril de 2007

INICIADOS MASCULINOS

"GANHAR A TODO O CUSTO"

No domingo passado, a Equipa de Iniciados do GRIB recebeu o F.C.Porto no 1º jogo da Fase Norte do Torneio Nacional. Na 1ª parte do jogo ainda houve algum equilíbrio, mas na 2ª parte o maior poderio físico dos portistas fez a diferença, acabando o F.C.Porto por ganhar o jogo com alguma facilidade.
Tendo em atenção que estamos a falar do escalão de Iniciados e sem pôr em causa a justiça da vitória do FCP, penso que a estratégia utilizada pelo seu treinador não foi a mais correcta, na vertente pedagógica e da ética desportiva.
Passo a explicar: o FCP esteve presente no Torneio da Páscoa do GRIB, e por decisão do seu treinador não estiveram presentes os seus melhores jogadores, talvez porque já sabia que passado 1 semana iria novamente jogar contra nós, desta vez para o Nacional. Penso que quando se convida 1 equipa para 1 Torneio, espera-se que ela apareça com os seus melhores jogadores no sentido de garantir a qualidade do mesmo. Consequência disto foi a fraca prestação da equipa do FCP e que o seu jogador eleito para o "5 Ideal" do Torneio nem convocado foi para o jogo do Nacional.
Esta participação do FCP subverteu os objectivos do Torneio que passavam por dar boa competição aos atletas presentes. E pensamos que os mais prejudicados foram os seus próprios atletas, que perderam os seus jogos por resultados muito desnivelados. Mas esse é um problema do FCP!
Pior foi a estratégia que o Treinador do FCP adoptou para contrariar as mais valias da nossa equipa no jogo de domingo passado. Adoptou uma defesa "Zonohem", isto é, como dizem alguns, uma defesa HxH com muitas ajudas. Muitas vezes, por instruções directas e objectivas do seu treinador, utilizaram uma defesa zona declarada com 3 e 4 jogadores dentro do garrafão durante a totalidade do tempo de ataque do GRIB.
Tudo isto se passou na presença do Coordenador Técnico da Formação do FCP (e ex-Director Técnico da Associação de Basquetebol do Porto). Não percebo o que eles pensam, mas assim o basquetebol português não vai a lado nenhum. Parece que nestas idades é mais importante ganhar do que formar....
Mais importante que isso, é que sabemos que somos nós quem está no caminho certo. E a comprovar isso foram as vitórias contundentes das Selecções de Aveiro de Iniciados (masculinas e femininas) sobre as Selecções do Porto no Campeonato Nacional Inter-Selecções Distritais.

Gabriel Valente