4 de fevereiro de 2007

Seniores Masculinos

Beira-Mar 62-61 GRIB


Antes do jogo começar, alertei a mesa para a altura das tabelas suspensas no Pavilhão do Beira Mar, já que claramente não estariam a 7 metros, logo poderiam interferir no jogo.

Desconheço se os oficiais de mesa alertaram os árbitros! Deveriam tê-lo feito... e será que estes não devem ver se o terreno de jogo está em condições?
Durante a 1ª parte num lançamento exterior dum jogador Brandoense, a bola bate na tabela suspensa... bola do Beira-Mar... quem me garante que a bola não entrava e viria a ganhar o jogo por 2...? Sim, porque esse jogador não lança mal, já que é o melhor lançador de longa distância.


O GRIB fez um mau 1º Período, marcando só 7 pontos. No 2º melhorou levando uma desvantagem para ao intervalo de 12 pontos.


Na 2º parte tudo foi diferente. Defendemos mais, atacamos melhor, mas por culpa própria ou por teatro de alguns jogadores do Beira Mar não conseguíamos ganhar vantagem no marcador.
O jogador Rui Martins fez o favor de ludibriar o árbitro durante todo o jogo, e conseguiu pelo menos umas 3 vezes a cair para o chão, simulações essas que renderam alguns pontos e faltas inexistentes.
No jogo da 1ª volta eles tentaram o mesmo, mas felizmente aí os árbitros, atentos marcaram técnicas.


Mas o pior estava para vir...
-Jogador do Beira-Mar dá chuto na bola contra a tabela porque árbitro apita-lhe falta e nada acontece, nem advertido é!
Jogadores do GRIB (os marcados) pelo mesmo, levaram técnicas em outros jogos.
- Na última posse de bola com 2 segundos para acabar o jogo, o árbitro esqueceu-se de apitar uma falta que poderia dar cesto, ou pelo menos direito a 2 lances livres!
Acabou o jogo com a vitória do Beira-mar e com o veterano Sr. Rui Martins a dar enorme chuto na bola para o ar, num total desrespeito para com o adversário...


GRIB 66 x 86 Guifões

Quem repara neste resultado dirá que foi um jogo fácil para o Guifões... e na verdade até acabou por ser.
No final: 27 faltas para os jogadores do GRIB e 13 para o adversário
Será que isto não leva a que qualquer jogador desanime? Os meus jogadores não viram aplicados os mesmos critérios para as 2 equipas.
Quem me dera que os meus jogadores fossem tão aguerridos como os jogadores do Guifões... mas assim acabavam todos expulsos com 5 faltas!


Ganhámos o 1º e o 2º período. Ao intervalo o GRIB ganhava por 7 pontos. Na 2ª parte... o resultado diz tudo....


Este jogo serviu de estágio para um jovem árbitro, que segundo parece, veio de Castelo Branco para ser observado, por um árbitro da liga, que julgo ser da ABPorto.


Ora bem... aparece um jovem com gel no cabelo acompanhado por um colega com pronúncia espanhola que passa o jogo a bater palmas aos jogadores aguerridos do guifões para que eles não batam mais, dando ao GRIB a lei da vantagem em vez de apitar falta.... e depois querem que um treinador fique impávido e sereno a ver este circo!!!!


Claro que assim não organizámos tão bem o jogo. Claro que assim faremos mais TO.


Estou um pouco farto destas coisas... e os meus jogadores também.
Fui treinador profissional durante 2 anos.
Estive em competições internacionais.
Sou Coordenador Técnico deste clube desde Setembro de 2005.
Sou pela 1ª vez treinador senior, mas já ando no basquet a algum tempo para saber o que são boas ou más arbitragens.

A arbitragem em Aveiro... não tem palavras.

Isto não é mau perder, nem por culpas aos árbitros pelas nossas derrotas. Perdemos jogos por nossa culpa, mas somos algumas vezes (a mais) prejudicados.

Infelizmente para alguns, o GRIB é um clube pequenino do limite norte do distrito...


O Treinador,
Rui Resende