12 de dezembro de 2011

Formação Itinerante de Treinadores da ABA

Treinar deve ser entendido como aprender e desenvolver capacidades, ou seja, como um conjunto de ações organizadas, dirigidas com a finalidade de promover intencionalmente a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades dos atletas.
Neste contexto, o treinador deve ser visto como o profissional que tem a função de conduzir esse processo, o treino desportivo, fazendo-o no quadro de um conjunto de saberes próprios, saberes esses que sustentam a capacidade do seu desempenho.
Um treinador que se queira manter capaz de responder aos desafios que a sua atividade lhe coloca, tem de fazer da sua formação uma preocupação constante. Daí que o conceito de Formação Contínua, seja, neste tempo, mais atual que nunca.
A Formação deverá procurar organizar a informação de modo a contribuir para que possamos ter melhores treinadores capazes de dar resposta às questões que a sua atividade lhe coloca.
Esta iniciativa promovida pela Associação de Basquetebol de Aveiro com a colaboração do prof. Luís Magalhães visa:

• Contribuir para a formação de treinadores;
• Proporcionar mais oportunidades de experiências práticas de treino;
• Estimular a participação dos vários agentes da modalidade;
• Melhorar o desempenho dos treinadores ajudando a desenvolver as competências indispensáveis ao seu quotidiano.
• Colmatar a necessidade de todos os treinadores terem créditos.

Estas Ações, decorrerão uma vez por mês (2ª feira - preferencialmente), ao longo da presente época desportiva. Esta iniciativa será itinerante percorrendo diversos concelhos do distrito de Aveiro e aproveitando a experiência e o conhecimento dos treinadores mais experientes que serão convidados a intervir.
Cada Ação terá início às 21.00 horas e término às 23.00h e sempre que decorram fora de Aveiro promoveremos uma concentração para que os treinadores se possam agrupar e fazer a deslocação em conjunto.

Estas Ações serão creditadas pela Escola Nacional de Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol e terá o custo de 5€. Sempre que um Treinador participar em 3 Ações a 4ª será gratuita.
Cada participante receberá um certificado de participação

1ª AÇÃO


Local: Pavilhão do Galitos

21.00 horas - Receção
21.05 horas – Dr. Pedro Alves
          Tema: Flexibilidade Dinâmica
21.40 horas – Prof. João Cura
          Tema: Defesa Aberta
22.20 horas – Prof. Luís Magalhães
          Tema: Estratégia para Treinos Competitivos
23.00 horas – Encerramento