19 de abril de 2011

Treinadores Brandoenses no Clinic da Festa (Portimão)

Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT) apresentado no Clinic de Treinadores da Festa


O local e a audiência não poderiam ter sido melhores para a apresentação do mais recente projecto da FPB – o Programa Nacional de Detecção de Talentos. O local foi Portimão, onde decorreu a Festa do Basquetebol Juvenil 2011, e a audiência foram quase duas centenas de treinadores que marcaram presença no Clinic da Festa, lotando por completo o auditório da Arena.

Às 21h, o Director da ENB – Jorge Fernandes – deu a palavra ao anfitrião e moderador Humberto Gomes, que cedeu as palavras de abertura ao DTN Manuel Fernandes. Logo depois, e ainda à margem dos trabalhos, o treinador Miguel Moreira fez uma apresentação sobre o tema “Relançar a ANTB”.

Mário Silva, coordenador das selecções da AB Lisboa, foi o primeiro palestrante a dar conta das reflexões sobre detecção e preparação de talentos. Seguiram-se os DTR’s da AB Setúbal (José Salgueiro), AB Aveiro (Pedro Cura) e AB Porto (Paulo Neta), todos eles a darem conta das suas valiosas experiências. 
 
A perspectiva da FPB sobre esta temática esteve a cargo dos coordenadores Ricardo Vasconcelo (Fem.) e Rui Alves (masc.), estando reservada para o final a apresentação do Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT). Este programa conta já com uma rede nacional de treinadores, coordenada pela Catarina Neves (Fem.) e Hugo Matos (Masc.). As áreas de acção são diferenciadas: detecção na prática federada (Clubes/Associações), prática não-federada (Compal Air) e ainda, de uma forma mais generalista, promover um canal de comunicação via portal da FPB, onde cada treinador registado possa sugerir um potencial talento para o basquetebol.

Neste clinic, estiveram presentes os treinadores Brandoenses Frederic Pina e Tânia Gaião.