30 de julho de 2010

ABERTURA DOS VII JOGOS DA CPLP

Num pavilhão do Maxaquene, na baixa da capital moçambicana, quase lotado, diversos grupos culturais exibiram números do folclore moçambicano, incluindo danças guerreiras, para vincar o carácter do povo da nação anfitriã dos VII Jogos da CPLP.





Como é da praxe, em eventos do género, as delegações dos oito países da organização desfilaram no pavilhão, percorrendo metade do recinto até se sentarem na bancada reservada às equipas, perante a ovação da assistência, à medida que o nome de cada um dos estados participantes era anunciado.
Com o Governo moçambicano a marcar presença em peso na cerimónia, também testemunhada por alguns dirigentes dos oito países da CPLP, incluindo o secretário da Juventude e do Desporto de Portugal, Laurentino Dias, coube ao chefe de Estado moçambicano declarar aberta a VII edição dos Jogos da CPLP.
Sob o signo, "Uma comunidade, uma língua, um mar de culturas", os jogos contam este ano com a participação de cerca de 700 atletas, que até ao dia 07 de Agosto vão disputar medalhas no andebol (feminino), atletismo (masculino e feminino), basquetebol (masculino), futebol (masculino), ténis (masculino e feminino) e voleibol de praia (masculino e feminino, modalidades em que participam jovens até aos 16 anos.

No desporto para deficientes (PPD T-12 e T-13, em masculinos e femininos) a participação é alargada até aos 20 anos.

Comitiva da Selecção Nacional Sub15 Masculinos de Basquetebol, onde estão presentes os Brandoenses Frederic Pina (treinador adjunto) e Eduardo Araújo (atleta):

O basquetebol foi a primeira modalidade a entrar em ação, tendo a seleção portuguesa perdido por 60-70, frente a Moçambique.