11 de agosto de 2009

Europeu Sub-16 Masc. - Jogo 4

Ao 4º jogo, Portugal consegue a 2ª vitória, embora não tenha conseguido o 2º lugar do Grupo.
Resultado Final: Portugal 56 - 51 Bélgica
Parciais: 24-8, 8-14, 11-12, 13-17

Classificação final do Grupo B.
1.
Bulgaria
4/0
8

2.
Romania
2/2
6

3.
Portugal
2/2
6

4.
Belgium
1/3
5

5.
Switzerland
1/3
5

Júlio Silva jogou 3 minutos; o pontos (L2 1/0) e 2 Roubos de Bola.


in:www.fpb.pt
Num jogo em que as aspirações de Portugal já não passavam pela qualificação para os 8 primeiros lugares, era importante vencer para entrar na fase seguinte com uma vitória. É que apesar deste jogo ainda ser da fase inicial de competição o resultado do jogo com a Bélgica ‘transporta’ para a fase seguinte, uma vez que Portugal e a equipa das Flandres vão ficar no mesmo grupo de competição.

E o jogo começou com ambas as equipas a defender numa zona 2-3 que acabou por ser benéfica para Portugal que com 4 triplos marcados no primeiro período, e com Hugo Sotta e Filipe Elias bem na luta das tabelas Portugal conseguiu acabar o período com uma vantagem de 16 pontos : 24-8.
O segundo período começou com a Bélgica a fazer alguns turnovers, e Portugal a conseguir chegar a uma vantagem de 18 pontos.. No entanto, quando a Bélgica mudou a sua defesa para homem-a-homem, os jogadores portugueses começaram a sentir maiores dificuldades em ataque, e foi então que a Bélgica recuperou um pouco no marcador. A primeira parte acabou com Portugal na frente, e com uma grande jogada de Miguel Cardoso nos últimos segundos, a deixar o marcador em 32-22 para Portugal.
No terceiro período, a Bélgica entrou mais forte no jogo e Portugal continuou a sentir dificuldades em atacar o cesto adversário – neste período apenas as penetrações de Miguel Cardoso e os movimentos interiores de Hugo Sotta iam dando pontos a Portugal. Com algumas perdas de bola forçadas pela maior pressão defensiva belga, Portugal acabou o terceiro período na frente, por 43-34.
Nos últimos dez minutos de jogo, o equilíbrio manteve-se como a nota deste jogo, e a diferença pontual andou sempre entre os 6 e os 12 pontos – Portugal não descolava, e a Bélgica não conseguia levar as suas tentativas de recuperação até ao fim. No último minuto a Bélgica ainda conseguiu chegar a 5 pontos de diferença e foi assim que terminou o jogo, com 56-51 para Portugal.

Por Portugal jogaram e marcaram:

#4 João Álvaro (4 pontos), #5 Hugo Sotta (16 pontos), #6 João Barbosa (0 pontos), #7 Miguel Soares (0 pontos), #8 Júlio Silva (0 pontos), #9 Jonah Callenbach (14 pontos), #10 Miguel Cardoso (14 pontos), #11 Filipe Elias (6 pontos), #14 Pedro Costa (0 pontos) e #15 Artur Castela (2 pontos).

Terça-feira é o dia de descanso no Campeonato da Europa, e na quarta-feira pelas 16h15m Portugal defrontará a Irlanda no Pavilhão Salvador Machado em Oliveira de Azeméis.
in: www.fpb.pt