18 de junho de 2009

TORNEIO NACIONAL SUB14 FEM - GRIB CAMPEÃO NACIONAL

O GRIB disputou no passado fim-de-semana a Fase Final do Torneio Nacional de Sub-14 Femininos, tendo se sagrado Campeão Nacional, apenas com vitórias.
Foi em ambiente de festa que terminou este ponto alto que teve uma excelente organização a cargo da AB Algarve em sintonia com a FPB e com o apoio imprescindível da autarquia de Vila Real de Santo António. A todos os que colaboraram para que tudo corresse bem, o nosso muito obrigado.
Destaque ainda para o calor que se fez sentir no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cacela (local de realização dos jogos) e o clima fantástico em redor das equipas, sempre com as suas claques a apoiarem incansavelmente as suas equipas, com muito fair-play e alegria.
Foi de facto um fim-de-semana fantástico para o basket feminino e no qual as meninas do GRIB estão de parabéns pela excelente entrega, atitude, dedicação e disciplina demonstrada. Foram muito competitivas e consistentes na maneira como se apresentaram, sendo uma verdadeira equipa (unida, alegre, empenhada, etc).
Estiveram presentes as 2 melhores equipas do Norte e do Sul e a melhor da Madeira e dos Açores.
A opinião generalizada de quem assistiu aos jogos é que o GRIB foi um justo vencedor. Foi a única equipa que venceu os jogos todos e com margens muito superiores às vitórias dos outros clubes. A diferença de cesto-average para o 2º classificado foi quase o dobro. Todas as equipas apresentaram miúdas com muita qualidade e das quais se vai ouvir falar no futuro. As claques apoiaram incessantemente as suas preferidas e sempre no ambiente de um imenso fair-play.
O GRIB foi sem duvida alguma a mais forte das finalistas cujas atletas se apresentaram com força, resistencia, noçao de jogo a atacar e a defender. Foi merecido!
Uma palavra especial para a treinadora Tânia (também atleta da equipa sénior) que fez um trabalho espectacular e que culminou com este título.

PARABÉNS!



Resultados
GRIB 33 x 30 Valongo
GRIB 63 x 25 CAB (Madeira)

GRIB 53 x 21 Eléctrico Ponte de Sor
GRIB 54 x 14 Vitorinos (Praia da Vitória – Açores)
GRIB 55 x 32 SIMECQ (Cruz Quebrada)




RESUMO DOS JOGOS

O primeiro jogo do GRIB era um dos mais esperados do fim-de-semana, uma vez que colocava frente a frente os dois representantes da Zona Norte. O jogo ficou marcado pela baixa pontuação registada pelas duas equipas, com a vitória a sorrir ao Brandoense por 33-30. Confirmaram-se as expectativas já que este foi o jogo que definiu o Campeão Nacional

Na segunda ronda coube ao Brandoense defrontar o CAB. A tarefa para as campeãs da Madeira era extremamente complicada, uma vez que tinha pela frente uma equipa que estava decidida a conquistar o título nacional. O Brandoense venceu sem dificuldades por 63-25, o que significou a sua segunda vitória na prova.

Na terceira jornada foi a vez de defrontar Os Vitorinos, equipa que tão boa conta de si tinha dado no primeiro dia. As expectativas rapidamente de desvaneceram, com a equipa de Paços de Brandão a não dar qualquer hipótese às insulares, triunfando por esclarecedores 54-14.

De seguida surgiu o Eléctrico que teve o azar de apanhar pela frente ma um adversário de peso, nada mais nada menos que a única equipa que contabilizava vitórias em todos os jogos disputados. O Eléctrico viu-se em grandes dificuldades, desta vez não só durante o 1º período mas durante toda a primeira parte, chegando ao intervalo a perder por 31-8. A perder por números tão expressivos e com algumas atletas a acusarem o cansaço e algumas lesões, restava ao Eléctrico dignificar o espectáculo e a camisola, perante um adversário de grande qualidade. O resultado final de 53-21, favorável ao Brandoense, reflectiu o desnível verificado durante o encontro, com o conjunto da A.B. Aveiro a somar a 4ª vitória e a colocar-se em posição extremamente privilegiada para chegar ao título nacional.

O último encontro da competição colocou frente a frente SIMECQ e Brandoense. As duas equipas podiam chegar ao título, embora para o conjunto da Cruz Quebrada a missão fosse quase impossível, uma vez que seria necessário não só vencer mas também que essa vitória fosse por números completamente irreais, face ao valor do adversário. O favorito Brandoense não vacilou, vencendo confortavelmente por 55-32, sagrando-se assim Campeão Nacional de Sub-14 Femininos. Para o SIMECQ ficou guardado o último lugar do pódio, sendo o primeiro classificado entre as equipas que não representavam a Zona Norte.

ÉPOCA DE OURO

Para o GRIB esta tem sido uma época de ouro:
- Conquistou o seu 3º título em provas nacionais.
- É a 5ª época consecutiva com equipas na disputa de finais nacionais.
- 3 Atletas do GRIG atingiram esta época sua internacionalização
- O seu novo Pavilhão novo (aberto há 2,5 meses) que já recebeu 1 jogo internacional – Portugal x Inglaterra em Sub 16 M - e 5 finais dos Torneios InterAssociações.
- No próximo fim-de-semana realizar-se-á aqui a Fase Final Distrital de Sub 14 Femininos. No dia 5 de Julho receberá o All Star da Formação aveirense.
- A cereja em cima do bolo será o Europeu de Sub 16 Masculinos na 1ª quinzena de Agosto onde virão jogar a Paços de Brandão todos os 19 países participantes.

O Presidente da Direcção GRIB,
Dr. António Júlio