30 de dezembro de 2008

BOLG em entrevista

O Blog entrevistou os 3 atletas do GRIB que frequentam 3 dos 4 Centros de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Basquetebol na actual época de 2008/2009.

Susana Cardoso (Sub-19 Fem); Júlio Silva (Sub-16 Masc.); Catarina Vieira (Sub-16 Fem.)


A Susana frequenta o CAR-JAMOR (Lisboa); O Júlio frequenta o CNT-Paulo Pinto (S. J. Madeira) e a Catarina frequenta o CNT-Calvão.
Entrevista à CATARINA

Qual foi a tua reacção quando te convidaram para o centro de treino?
Fiquei contente, claro. Senti-me privilegiada, pois é o sonho de qualquer jogadora de basquetebol.

Tinhas esse objectivo, porquê?
Sim, tinha porque é o local ideal para evoluir as minhas capacidades pois lá a intensidade dos treinos é muito maior e trabalham mais individualmente do que num clube, obviamente. Além disso, como estou em regime internato vou crescer como pessoa e ser mais independente.

Como está a ser a experiencia?
Estou a gostar muito, as minhas colegas ajudaram-me muito na adaptação quer na escola quer nos treinos. Já conhecia a maior parte das atletas, foi fácil de fazer amizades.

Conta-nos a tua rotina semanal no CNT.
Segunda levantamo-nos às 8h30, entramos na escola as 9h15 e saímos às 16h40, temos mais ou menos 1h de estudo, fazemos musculação das 19h às 20h15 +/- e de seguida treinamos das 20h30 às 22h30.
Os dias de terça e quarta e quinta são basicamente iguais, tirando a parte desportiva. Treinamos das 18h às 20h, das 20h30 às 22h30 e das 18h às 20h, respectivamente.
Finalmente, sexta acordamos às 6h30 para treinar das 7h às 8h30. Vamos para a escola, mas desta vez saímos ao 12h15. Almoçamos, fazemos as malas e apanhamos o comboio para vir para casa.

Conjugar a Escola e CNT / Basket é possível?
Sim, eu acho que sim. Para quem quer é, todas temos no mínimo 1h para estudar por dia e também temos explicações se necessário, temos é que ser organizadas em relação ao estudo.

O que achas do facto do GRIB ter esta época 3 atletas inseridos nestes projectos de CNT's?
É um clube em evolução e no fundo é o resultado do trabalho no clube pois a formação do GRIB tem vindo a progredir bastante.

O que aconselhavas a um jovem atleta do GRIB que sonha um dia pertencer a um CNT e a um jovem comum que está com intenções de praticar uma modalidade federada, nomeadamente basquetebol no GRIB?
Para quem já pratica, eu aconselho que se esforcem ao máximo, dêem o exemplo sempre porque estão a ser constantemente observados, confiem nas suas qualidades que se derem sempre tudo o que têm, as coisas surgem naturalmente. Se pensam em praticar um desporto, claro que aconselho o basquetebol, além de ser um jogo de equipa onde podes fazer amizades e conhecer muitas pessoas, é uma modalidade bonita e muito pensada e eu acho que o GRIB acolhe muito bem os atletas e principalmente penso que é um clube muito organizado.

Estás com certeza ansiosa pela inauguração do novo pavilhão. Na tua opinião, de que forma, é que possuir uma "oficina de trabalho" própria e com melhores condições, vai influenciar o nosso clube?
Obviamente, principalmente por causa do espaço que vai aumentar notavelmente aumentando o ritmo de treino. Vamos ter tabelas novas que, espero, vão ser melhores que as da escola. Por outro lado, a localização do novo pavilhão vai, em princípio, captar mais atletas pois está mais centralizado.

Entrevista à SUSANA

Qual foi a tua reacção quando te convidaram para o centro de treino?
A minha reacção quando recebi este convite foi de espanto, alegria e ao mesmo tempo fiquei surpreendida por reconhecerem o meu trabalho ao longo destes anos todos.

Tinhas esse objectivo, porquê?
Tinha este objectivo porque é dos meus objectivos fazer parte da selecção nacional e chegar o mais longe possível e passar por um centro de alto rendimento (CAR) é uma das etapas a percorrer.

Como está a ser a experiencia?
Excelente! Posso dizer que no inicio a adaptação não foi muito fácil mas com o passar do tempo e com a ajuda da minha família consegui ultrapassar.

Conta-nos a tua rotina semanal no CNT?
Todos os dias levanto-me às 7.45h com excepção da terça-feira e sexta-feira que me levanto às 6.00h porque tenho treino matinal com a duração de 1 hora.
De seguida tomo o pequeno-almoço e vou rumo à escola onde tenho aulas até às 13.30h. Vou almoçar ao CAR e volto à escola para ter aulas à segunda e quinta porque nos restantes dias tenho tarde livre.
Nos meus tempos livres estudo, convivo com as minhas amigas do CAR e com a residente, descanso, entre outras coisas.
No final do dia tenho treino com duração de 2.30h ou 3h (das 18h até às 20.30h ou das 18h até às 21h).
Depois do treino vou jantar e regresso ao quarto onde o recolher é às 22.30h.

Conjugar a Escola e CNT / Basket é possível?
É possível mas não é fácil. Temos de ter uma boa organização porque o tempo não estica.

O que achas do facto do GRIB ter esta época 3 atletas inseridos nestes projectos de CNT's?
Acho óptimo, porque é o reconhecimento do trabalho dos atletas e do clube.

O que aconselhavas a um jovem atleta do GRIB que sonha um dia pertencer a um CNT e a um jovem comum que está com intenções de praticar uma modalidade federada, nomeadamente basquetebol no GRIB?
Os conselhos que eu dou a um jovem que tem como sonho pertencer a um CAR é que seja humilde, muito trabalhador, que aceite as correcções feitas pelos treinadores e que nunca desista e que nunca perca a esperança.
Se um jovem quiser praticar basket, na minha opinião é fundamental gostar de basket e ter disponibilidade para praticar a modalidade e aconselhava-o a vir pratica-la para o GRIB porque existe um bom ambiente entre todos os atletas de todos os escalões, entre os treinadores e com os dirigentes do clube. Posso dizer que somos um clube que se resume a uma família.

Estás com certeza ansiosa pela inauguração do novo pavilhão. Na tua opinião, de que forma, é que possuir uma "oficina de trabalho própria e com melhores condições, vai influenciar o nosso clube?
Penso que vai influenciar e bastante o nosso clube, na formação e na melhor preparação física dos treinos que depois se irá reflectir nos jogos, e também porque assim não estaremos sujeitos a treinos tardios pois o pavilhão será nosso e sendo assim os horários dos treinos podem ser mais cedo e também sempre que quisermos podemos ir treinar quando não houver treinos e claro treinarmos a campo inteiro o que é óptimo.
Entrevista ao Júlio
Qual foi a tua reacção quando te convidaram para o centro de treino?
Foi um pouco de choque, pois apesar de estar sempre à espreita de um lugar neste centro de treino e de ir a alguns estágios de selecção nacional, nunca tinha recebido o convite e quando o recebi nem hesitei!
Tinhas esse objectivo, porquê?
Porque um centro de treino para além de ter as melhores condições a nível nacional tem acima de tudo a seu favor o facto de estarmos a treinar diariamente com os melhores jogadores a nível nacional e a ser treinados por dois treinadores impecáveis!
Como está a ser a experiencia?
A experiência é maravilhosa pois o centro de treino permite uma evolução mais acentuada do que nos clubes, por causa de factores como o que já referi, mas também o facto de podermos (con)viver com mais 11 “irmãos” também é bastante agradável!
Também temos a ajuda constante do nosso “pai”, o treinador residente, Gabriel Valente, que está sempre pronto a resolver qualquer assunto a nosso desfavor.
Conta-nos a tua rotina semanal no CNT.
Todos os dias levanto-me ás 7.45h com excepção da terça-feira e sexta-feira que me levanto às 5.45h porque tenho treino matinal com a duração de 1 hora e meia. Depois do pequeno-almoço às 7.45h vamos para a escola, que começa pelas 8.30 onde tenho aulas até às 13.40h.
Almoço na cantina da escola, depois as aulas acabam da parte da tarde às 16.50h. Às 17.15h começa o treino no complexo desportivo Paulo Pinto e acaba às 19.15h.
À 4ª feira por volta das 21.00h temos um jogo para o campeonato distrital sub-20 de Aveiro. Depois do treino vou jantar e regresso ao quarto onde o recolher é às 22.00h.
Nos meus tempos livres (tento) estudar um pouco, divirto-me com os meus colegas e com o meu treinador adjunto…
Conjugar a Escola e CNT / Basket é possível?
Bem, não é lá muito fácil, mas acima de tudo não é impossível pois quando há vontade… Nunca tenho más notas, mas como estou um ano adiantado na escola (11º), as responsabilidades são acrescidas.
O que achas do facto do GRIB ter esta época 3 atletas inseridos nestes projectos de CNT's?
Acho que é fruto acima de tudo do trabalho que o clube anda a desenvolver a nível de formação.
O que aconselhavas a um jovem atleta do GRIB que sonha um dia pertencer a um CNT e a um jovem comum que está com intenções de praticar uma modalidade federada, nomeadamente basquetebol no GRIB?
O maior conselho que posso dar a um atleta desses é que trabalhe o máximo possível para ter a possibilidade de ser convidado, pois se eles querem ser jogadores é nos centros de treino que eles vão evoluir mais (não descredibilizando o trabalho nos clubes).
Estás com certeza ansioso pela inauguração do novo pavilhão. Na tua opinião, de que forma, é que possuir uma "oficina de trabalho" própria e com melhores condições, vai influenciar o nosso clube?
Penso que vai ajudar bastante, pois o simples facto de treinarmos num campo mais pequeno, e que não tem as melhores condições de piso nem de tabelas condiciona bastante o nosso jogo de fim-de-semana.
Para além disso ver-se que, de um clube não muito grande que é o GRIB, se conseguiu fazer pavilhão daqueles há que reconhecer que há muito esforço envolvido!