17 de julho de 2008

ALTERAÇÃO ÀS REGRAS OFICIAIS DEPOIS DOS JOGOS OLÍMPICOS

Comité Central da FIBA aprova alterações históricas nas Regras Genebra/Suíça e Pequim/China, 26 de Abril de 2008

O Comité Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), seu organismo máximo, reuniu-se nos dias 25 e 26 de Abril para aprovar algumas modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol, seguindo recomendações da Comissão Técnica da FIBA (um grupo de especialistas que lidam com as regras da modalidade). As decisões tomadas pelo Comité Central marcam a tentativa de unificação futura das diferentes regras existentes, visando uma regulamentação única para o basquetebol em todo o mundo. Confira-se abaixo o resumo de todas as alterações aprovadas, que inclui modificações históricas como a extensão da linha de três pontos (em vigor desde 1984) e a mudança no formato trapezoidal da área restritiva para rectangular (em vigor desde os anos 50).

Regras Oficiais de Basquetebol 2008:

Todas as alterações abaixo apresentadas entram em vigor a partir de 01 de Outubro de 2008, ouseja, após os Jogos Olímpicos de Pequim.

. Art. 4.3 Equipamentos

Deixa de ser permitido o eventual uso de t-shirts por baixo da camisola oficial de jogo.

. Art. 25.2.3 Jogador que cai no chão

É uma jogada legal quando um jogador, que segura a bola, cai e desliza no chão.

. Art. 28.1.3 Bola passada para a zona de ataque

A bola passa para a zona de ataque de uma equipa quando, durante o drible da defesa para o ataque, ambos os pés do driblador e a bola estão em contacto com a zona de ataque.

. Art. 30.1.2 Regresso da bola à zona de defesa

Não será mais violação se um jogador, saltando da sua zona de ataque, estabelecer uma nova posse de bola para sua equipa enquanto ainda estiver no ar e cair então na zona de defesa da sua equipa.

. Art. 31 Interferência e intervenção ilegal

Se um jogador tocar a bola, tendo passado a mão ou o braço através do cesto de baixo para cima, é uma intervenção ilegal (e não uma simples violação), com todas as consequências aplicáveis pela regra.

. Art. 36.1.4 Falta antidesportiva

Se um jogador defensor provocar contacto com um adversário por detrás ou lateralmente, numa tentativa de parar um contra?ataque e for o último defensor entre o atacante e o cesto, então o contacto deverá ser julgado como antidesportivo.

. Art. 38.3.1 Falta técnica

Uma falta técnica poderá ser sancionada contra um jogador por rotação excessiva dos seus cotovelos (sem que ocorra contacto).

. Regras Oficiais de Basquetebol 2010:

As alterações abaixo mencionadas entrarão em efeito como segue:

Para competições de alto nível - Nível 1 - (principais competições oficiais da FIBA: Torneios Olímpicos, Campeonatos Mundiais Masculinos e Femininos, Campeonatos Mundiais Sub?19 e Sub?17 Masculinos e Femininos e Campeonatos Continentais Masculinos e Femininos): a partir de 01 de Outubro de 2010, isto é, após os Campeonatos Mundiais da FIBA em 2010. o Para as competições de nível médio - Nível 2 - (todas as demais competições oficiais da FIBA, bem como as competições de alto nível das federações nacionais): a partir de 01 de Outubro de 2012, ou seja, após os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

. Art. 2.2.3 Linhas de lance-livre e áreas restritivas

As áreas restritivas serão áreas rectangulares marcadas no campo de jogo. A área restritiva (três segundos) deverá ser um rectângulo (não mais um trapézio)

. Art.2.2.4 Área de três pontos

A distância da linha de três pontos será de 6,75 m (e não os actuais 6,25 m).

. Art.2.2.6 Linhas para reposição lateral

As duas pequenas linhas deverão ser marcadas fora do campo, no lado oposto ao da mesa dos oficiais e das áreas de banco, com o seu bordo mais distante afastado 8,325 m do bordo interior da linha final; por outras palavras, alinhadas com o topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos do jogo e de período suplementar, a seguir a um desconto de tempo concedido à equipa que tenha o direito a uma reposição de bola na sua zona de defesa, a reposição de bola subsequente será realizada do lado oposto ao da mesa dos oficiais, da "linha de reposição lateral" e não, como agora, no prolongamento da linha central.

. Art.2.2.7 Semicírculos de não carga

Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados no campo de jogo, sob os cestos, com o seu bordo interno a 1,25 m do ponto central do cesto (no piso). Uma falta ofensiva por carga nunca deverá ser assinalada caso o contacto do atacante ocorra com o defensor que permaneça dentro do semicírculo de não carga.

. Art. 29 Vinte e quatro segundos

Se a reposição for efectuada na zona de defesa, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado aos 24 segundos. Se a reposição for efectuada na zona de ataque, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado como se segue:

- Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é parado, o aparelho de 24 segundos não deverá ser mexido e permanecerá o mesmo tempo.

- Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é parado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.