23 de outubro de 2007

Seniores Masculinos

O basquetebol é muito mais, do que pôr a bola no cesto.

O basquetebol é um conjunto de perspectivas e de globalidades complexas, que exige trabalho, paciência, respeito e gosto.
O basquetebol, sendo um desporto colectivo, tem que ter uma orgânica e uma disciplina táctica rigorosa, como tem que ter regras internas para o bom funcionamento do grupo. Estas regras são, a postura de cada um e do grupo em campo e fora do campo. E isto, é mais importante do que ganhar.

Não compactuo com faltas de regras nem com falta de personalidade de atletas,... e de pessoas alheias ao Grib.
O meu trabalho no Grib, é de formar uma equipa.

Ao terceiro jogo, averbamos a terceira derrota. (Académico FC 89-75 GRIB)

Nos três jogos que realizamos, em nenhum merecemos ganhar, mas em nenhum fiquei convencido da superioridade dos nossos adversários em termos pontuais. Fomos inferiores em todos os aspectos do jogo, nunca jogámos como uma verdadeira equipa. Espero que num futuro próximo possamos juntar alguma qualidade nas nossas exibições e assim criar condições para criar uma equipa.

Recuso-me a responder e a falar sobre árbitros, jogadores adversários, equipas adversárias, treinadores adversários e opções tácticas adversárias. Eu só me preocupo com a minha equipa, de forma a que eles de semana a semana evoluem como equipa e como jogadores. E se for preciso perder 20 jogos para formar uma equipa, então vou perder esses mesmos jogos.

Não fomento picardias, nem faz o meu género, de vir mandar recados, via net, se devia perder por mais ou menos, ou se devia ter posto aquele a jogar mais um ou dois minutos. Nós, intervenientes do jogo de basquetebol, quer queiramos ou não, somos figuras públicas, por isso temos que nos portar como tal. Para muitos jovens, somos um exemplo a seguir, e não é com posturas menos dignas e feias, que damos o melhor exemplo.
PS: Tudo o que escrevo neste Blog, são os meus comentários, os meus pareceres, para os meus atletas e para o meu clube, o GRIB
O treinador,
Orlando Marques