28 de janeiro de 2013

SUB 10 NO 13º MEMORIAL "MÁRIO LEMOS"



No passado Domingo, dia 27 de Janeiro, os Sub 10 marcaram presença no 13º Memorial Prof. Mário lemos, em Vieira do Minho, distrito de Braga.


Pela equipa jogaram: Isaac, Tiago Ramos, Tiago Castanheira, João Pedro, Vasco, Gonçalo, Tomé Carolina e Leonor.

Este encontro contou com a presença de várias equipas da zona norte de Portugal, proporcionando assim, para todos os participantes, maior confraternização e divertimento.
Este Memorial, começou às 15:30h e terminou às 18h. Começou por se realizar atividades, sendo elas, concurso entre todas as equipas de lançamento na passada no lado direito e esquerdo e também lance livre. Depois disto e apuradas as equipas vencedoras dos concursos, realizamos três jogos com as equipas C5 Basket, FC Gaia e por último Limiense. 


O balanço das atividades e jogos foi bastante positivo pois, em todos os momentos, os nossos atletas tiveram postura digna de jogadores. Os nossos craques, mostraram em todas as circunstâncias bons momentos de jogo, fruto do trabalho realizado treino após treino. Por consequência deste trabalho, todos os atletas têm mostrado evoluções, motivo de grande satisfação por parte de todos os treinadores.
Deixo um especial agradecimento a todos os pais pela enorme disponibilidade e apoio demonstrado em toda a viagem e encontro. 

A treinadora,
Inês Pais

FORMAÇÃO DE MINIBASQUETE


ANTB NA ESTRADA - AVEIRO

A ANTB, em parceria com a A. B. Aveiro, vai organizar um Clinic no âmbito da iniciativa "ANTB na estrada", no próximo dia 2 de Fevereiro, sábado de manhã, no Pavilhão da Universidade, em Aveiro. Mais informações nos detalhes da notícia.


Os prelectores serão os Treinadores Mário Palma - Seleccionador Nacional de Seniores Masculinos - e Eugénio Rodrigues - Seleccionador Nacional de Sub 19 Femininos. Esta acção de formação prática terá como tema principal "Contributos para o ensino do jogo". Mário Palma abordará como faz a construção da Transição Defensiva e Eugénio Rodrigues tratará de Fundamentos Ofensivos do Bloqueio Directo.

Aproveitaremos ainda a oportunidade para realizar uma reunião com os Treinadores presentes, cujo objectivo é auscultar e debater propostas e questões dos Treinadores.

Esta iniciativa da ANTB tem o apoio da Associação de Basquetebol de Aveiro, da Escola Nacional de Basquetebol - FPB e do Instituto Português do Desporto e da Juventude e a colaboração da Universidade de Aveiro, do Clube dos Galitos e do Clube do Povo de Esgueira. Esta acção está incluida no Programa de Formação de Treinadores do Plano de Actividades da FPB e será creditada no âmbito do PNFT.

A acção é aberta a todos os Treinadores de Basquetebol, sendo gratuita para os sócios da ANTB com a situação regularizada e terá o preço de 5 Euros para os restantes Treinadores.

As inscrições serão até 31 de Janeiro, através do email antbasquetebol@gmail.com, indicando o nome completo, NIF, morada, email e número de sócio e/ou nº da CTD / licença FPB. O pagamento será efectuado no local.

Todos os interessados nesta acção que não sejam sócios poderão aderir no local, efectuando o pagamento da quota de 2013 (40€).
Os sócios da ANTB podem efectuar o pagamento da quota de 2013 (e regularizar quotas em atraso) por transferência bancária (conforme procedimento habitual indicado no site) ou no local.
Em ambos o s casos beneficiam da isenção da inscrição nesta acção e dos descontos nas iniciativas e produtos da ANTB em 2013.

Programa Clinic "ANTB na estrada" - 2 de Fevereiro de 2013. no Pavilhão da Universidade de Aveiro

9h00 – Recepção
9h30 – Eugénio Rodrigues - "Fundamentos ofensivos - coisas simples do Bloqueio Directo"
11h00 – Mário Palma - "Construção da Transição Defensiva"
12h30 – Reunião de Treinadores – Intervenção Direcção ANTB - Intervenções Treinadores - Debate" 
 
 

CRÓNICA SUB 14 FEMININAS

GRIB 101 x 15 Soutocico

Parciais: 26-01, 29-06, 26-02, 26-06

Pelo GRIBrandoense jogaram: Kika, Rita, Sílvia, Mafalda, Mariana, Inês, Bárbara, Becas, Ivana, Clara e Joana.

Apesar do resultado, não deixou de ser um jogo estranho, devido a algumas situações inesperadas.
Devido aos resultados feitos pelo adversário em jogos anteriores, a nossa equipa até se encontrava motivada para o encontro, mas, além disso, a equipa adversária apresentou-se apenas com 7 atletas... será que tudo junto nos deixou inconscientemente "relaxadas"?! Pois...não sabemos!
O que é certo, é que entramos no jogo com vontade, mas sem conseguir acertar com o cesto. Falhamos vários (demasiados) cestos fáceis. Depois de uma paragem e uma chamada de atenção, lá engatamos até ao final da 1ª parte.
Pouco depois do inicio da 2a parte...ficamos sem luz!!!
Após acordo entre as duas equipas, decidimos continuar o jogo, apesar das circunstâncias. Se "às claras" tínhamos falhado imensos cestos inicialmente, "às escuras" voltamos a desperdiçar oportunidades.
Meninas, temos que ser consistentes, "agressivas", concentradas e motivadas em todos os jogos.
Vamos trabalhar para isso!!

A treinadora,
Tânia Gaião

27 de janeiro de 2013

CRÓNICA SUB 16 MASCULINOS "B"

GRIB 61 x 54 Esgueira

Pelo Grib alinharamJosé Miguel, Carlos Alves, João Mendes, Diogo Pereira, Carlos Miguel, João Lopes, Joel Teixeira, Tiago Moutinho, Luís, David Sá, Ricardo Ferreira, Pedro Leite.

Resultados nos quatro períodos: 07-17, 23-3640-42, 61-54.

 
Com as instalações desportivas do Esgueira danificadas pelo temporal da semana anterior, o GRIB passou de visitante a visitado, e assim o Esgueira se deslocou a Paços de Brandão, o que não pareceu afectar a sua equipa que entrou melhor no jogo, ficando a dúvida se o mérito foi do Esgueira ou o demérito do GRIB, o que na prática vai dar ao mesmo: um resultado muito desfavorável á equipa brandoense que não augurava nada de bom.
No segundo período o GRIB recuperou muito, tendo estado a apenas 3 pontos da igualdade mas em cerca de 2 minutos deixou o adversário fugir novamente. A recuperação exigiu muito esforço devido ao mau resultado acumulado no período inicial, mas a seguir vinha o intervalo.
O terceiro período foi mais equilibrado, jogado em grande ritmo com “bola-lá-bola-cá”. Pela primeira vez o GRIB chegou a apenas um ponto de diferença do Esgueira, graças ao facto de ter convertido quase o triplo de pontos do adversário neste período, sempre muito incentivado pelo treinador Fernando que não se cansava de puxar pelos seus pupilos.
E vem o quarto período que foi de grande emoção. O GRIB chegou aos 42-42 e a partir daí o impensável aconteceu, o GRIB passou a liderar o jogo até final, que venceu com muito mérito.
E esta é a grande beleza do basquetebol: a facilidade com que o marcador muda de direcção e a imprevisivilidade do resultado final. Um jogo de deu gosto vêr e mais ainda quando a vitória foi nossa, face a um adversário que deu muita luta.

Carlos Alves 
(Pai de um atleta)

24 de janeiro de 2013

CRÓNICA SUB 16 MASCULINOS "B"


GRIB 25 x 48 Sanjoanense


Pelo Grib alinharamJosé Miguel, Carlos Alves, João Mendes, Diogo Pereira, Diogo Teixeira, Pedro Albergaria, Carlos Miguel, João Lopes, Joel Teixeira, João.

Resultados nos quatro períodos: 03-17, 10-2617-43, 25-48.

Logo pelo início do jogo se percebeu que este não ia ser um jogo para o GRIB vencer. Ao oportunismo e rapidez da equipa visitante, a equipa da casa opunha um jogo desastrado, com “bons passes” para as mãos do adversário e muito individualismo. Ora por muito bom que um atleta se julgue, e até mesmo que o seja, sozinho não conseguirá substituir toda uma equipa.
No segundo período o GRIB deu mais réplica, sem no entanto nunca conseguir aproximar-se do marcador do adversário.
Após o intervalo foi mais do mesmo, ou seja, com o descanso pouco mudou, antes parecendo a continuação da primeira parte.
No último período a Sanjoanense fazendo um carrossel de passes à volta da área defensiva do GRIB e continuou a dominar, vencendo claramente, e mesmo algumas falhas na arbitragem não tiveram influência no desfecho final. 
Conclusão: um jogo para esquecer, embora fosse conhecida a valia do adversário e o facto do GRIB estar desfalcado e com atletas com problemas físicos.

Carlos Alves
(Pai de um atleta)

CRÓNICA DOS SUB 10 F/M


SUB 10 MASCULINOS

No passado Domingo, 20 de Janeiro, realizou-se mais um encontro de Sub10 no Pavilhão das Travessas em S.João da Madeira


Pela equipa do GRIB jogaram : Tomé, Vasco, Isaac, Manuel, João Pedro, João, Tiaguinho, Tiago Ramos e Gonçalo.

Este encontro teve a participação da equipa de Sub 10 da Oliveirense, da Sanjoanense, do Enesse e do GRIB.
Os jogos correram bem, com a nossa equipa a entrar concentrada, devido a um aquecimento com todos concentrados e a defender bem, criando boas situações de cesto fácil, de 1 contra 0, mas que nem sempre eram concretizados, perdendo assim muitos pontos fáceis.
Por isso, temos de continuar a trabalhar cada vez mais nos treinos, sem brincadeira, para que nos jogos consigamos jogar melhor e não falhar tanto de baixo do cesto sozinhos.

Os Treinadores,
Inês Pais e João Luís 



 SUB 10 FEMININOS


Neste Domingo, 20 de Janeiro, a equipa feminina do Brandoense deslocou-se ao Pavilhão das Travessas em São João da Madeira, para a realização de mais um encontro de Minibasquete.
A nossa jovem equipa defrontou as equipas da Sanjoanense (Masculino e Feminino) e Oliveirense. No primeiro jogo (GRIB – Sanjoanense Masculino) a equipa apesar de jovem já mostrou alguns dos novos fundamentos adquiridos, criando bons momentos de Minibasquete, contudo, tivemos dificuldades e cometemos alguns erros. De salientar o esforço das mini atletas, contra uma equipa teoricamente mais forte. 
No Segundo jogo (GRIB – Sanjoanense Feminino), já mais equilibrado, a nossa equipa, mostrou: garra, vontade, concentração e conseguimos aplicar os fundamentos aprendidos em treino. Muitos PARABÉNS pelo jogo bem conseguido…. Mereceram os plausos dos pais…
No Terceiro Jogo (GRIB - Oliveirense) a equipa já revelou algum cansaço, devido ao número reduzido de mini atletas, que levou a alguns erros. 
No entanto, apesar dos jogos bem conseguidos, ainda temos muito que aprender, a nível técnico e mental. Temos de continuar a trabalhar (sem faltar aos treinos) ainda com mais empenho e garra para que consigamos jogar o nosso basquete cada vez melhor e acima de tudo de forma divertida. 


Pela equipa do brandoense jogaram as seguintes atletas: Carolina, Diana Tavares, Juliana, Leonor, Maria João e Rita. 

De salientar, o apoio dos pais, às nossas mini atletas… Muito OBRIGADA…! 

Os Treinadores,
Vera Moreira e Emanuel Mendes

23 de janeiro de 2013

CRÓNICA SUB 18 MASCULINOS



Oliveirense 67 x GRIB 37

Pelo GRIBrandoense jogaram: Rui Silva, Nuno Sousa, Caseiro, João Luís, Cláudio, Pedro, Miguel, Jota, Neves, Rui e Nuno.

Jogo onde o GRIB entrou com o pé direito no jogo, mas com pouca eficácia nos lançamentos de dois pontos, cometendo muitos erros e muitas perdas de bola durante o jogo todo, que foram bem aproveitados pela Oliveirense.
É preciso trabalhar mais no treino e não é só entrar bem no primeiro período mas sim nos quatro períodos. 

Os obstáculos não têm que parar. Se vocês taparem com uma parede, não virem as costas e não desistam, mas descobrir como escalá-la, atravessá-la, ou contorná-la.” MJ.
  
Ivo Ferreira
(Técnico de EStatística)

21 de janeiro de 2013

Resultados dos jogos dias 19 e 20 de Janeiro


CRÓNICA DO TREINO DE NATAL SUB 10/12 FEMININO



 
No passado dia 18 de Dezembro, antes do periodo de férias natalícias, a equipa sub 10 feminino, comemorou esta época, com um treino de pais e filhos.  

Este treino ficou marcado pelo divertimento, alegria, algumas surpresas natalícias e a boa disposição de todos os envolventes. 
Obrigada pela disponibilidade dos pais em participar.

A Treinadora,
Vera Moreira