28 de abril de 2010

GRIB 3x3


27 de abril de 2010

26 de abril de 2010

Sub14 Femininos entram com pé direito na 2ª Fase do Torneio Inter-Associações

ACER Tondela 44 x 66 GRIB

Parciais: 09-21; 07-17; 05-13; 23-15.

Iniciamos a 2ª Fase do Inter-Associações da melhor maneira.
Entramos bem no jogo, com um bom 1º período, no entanto, no 2º período revelamos alguma desconcentração inicial, com más decisões ofensivas e algumas perdas de ressaltos defensivos, mas com o decorrer do jogo fomos melhorando. No 4º período relaxamos demasiado e permitimos vários cestos fáceis ao adversário. Temos que conseguir manter a concentração e empenhamento ao longo dos 40 minutos.

GRIB 72 x 37 Basquete Pombal

Parciais: 10-04; 20-08; 18-07; 24-18.

Boa entrada no jogo da nossa equipa. No 1º período apesar das boas oportunidades criadas, falhamos vários cestos fáceis, no entanto, no 2º período a história já mudou, apesar de algumas precipitações nossas. Na 2ª parte conseguimos manter a intensidade, realizamos um jogo mais colectivo e com bastantes contra-ataques também.
As nossas meninas estão sem dúvida de PARABÉNS!
Vamos continuar a trabalhar muito.

Pelo GRIBrandoense jogaram (nos dois jogos): Rita, Vitória, Bia, Daniela, Patrícia, Joana, Isa, Marta e Jéssica.


A Treinadora, Tânia Gaião.

18 de abril de 2010

Calendário / Resultados 20 a 25 Abril 2010





Calendário/Resultados


16 de abril de 2010

Luís Lopes esclarece faltas anti-desportivas


No âmbito da nossa rubrica “o especialista responde”, o árbitro Luís Lopes deixa-nos aqui um interessante artigo sobre as faltas anti-desportivas, que esperamos venha esclarecer dúvidas que eventualmente possam pairar no espírito de jogadores, treinadores e até espectadores. Não perca, nos detalhes desta notícia.

Fui convidado pela FPB para falar sobre arbitragem e resolvi abordar um tema que nos últimos anos tem criado algumas dúvidas entre os diversos intervenientes da modalidade, inclusive entre os espectadores mais assíduos na nossa modalidade: Faltas Anti-desportivas.

A FIBA, entidade mundial que regulamenta o Basquetebol, resolveu em tempo oportuno implementar uma profunda alteração nesta regra (art. 36), tudo em prol do espectáculo e defesa do jogo e dos jogadores, pois são eles que têm o condão de trazer público aos pavilhões.

Nesta regra pode ler-se que os árbitros deverão sempre sancionar como faltas anti-desportivas e de uma forma consistente, as acções que se descrevem em seguida:

a) Sempre que um jogador não faz qualquer esforço para jogar a bola;

b) Sempre que um jogador e no decorrer da sua acção causa excessivo contacto físico entre os jogadores.

Estas acções deverão ser sempre sancionadas como faltas anti-desportivas. No entanto, a regra também esclarece que os árbitros deverão sempre julgar a acção e nunca a intenção dos jogadores, a fim de se quebrarem semelhanças com a anterior regra, onde a subjectividade das intenções, dai o nome anterior de falta intencional, era por vezes um dos factores que originava uma maior falta de uniformidade de critérios.

Uma outra situação definida pela FIBA como falta anti-desportiva é a de toda e qualquer falta da defesa que ocorra, numa reposição de bola de fora do campo, antes da bola ter sido lançada para dentro do mesmo.

Mais recentemente, foi feita pela FIBA uma outra alteração, nomeadamente a de implementar que um jogador que se encontre em contra-ataque e não tendo qualquer jogador defensor interpondo-se entre ele e o cesto, dentro do seu campo visual, caso sofra uma falta lateral ou por detrás, essa falta deverá ser sempre assinalada como falta anti-desportiva. Este principio utiliza-se até que um jogador se encontre em acto de lançamento. Assim sendo, sempre que um jogador está em acto de lançamento e mesmo que nesta circunstância sofra um contacto lateral ou por detrás, quando se assinala uma falta, esta deverá ser sancionada como falta pessoal normal excepto se se aplicarem algumas das alíneas a) ou b) atrás descritas.

A FIBA, em defesa dos jogadores e do jogo, mais determinou que qualquer jogador que durante o mesmo jogo cometa 2 faltas anti-desportivas deverá ser excluído do jogo.

Com esta alteração a FIBA teve como finalidade banir os comportamentos mais agressivos e proteger os jogadores e o espectáculo. Compete por isso aos árbitros, fazer cumprir também esta determinação da FIBA de uma forma continuada, criteriosa e consistente, pois todos nós queremos um jogo onde a violência não tenha lugar.

Para finalizar quero agradecer à FBP a oportunidade de publicar este pequeno artigo, esperando que todos aqueles que são os aficionados pela nossa modalidade possam ver esclarecidas algumas das suas dúvidas em relação a esta matéria. 

Luís Lopes
in FPB

12 de abril de 2010

ANIVERSÁRIOS MINIBASQUETE


Atletas do Mês de Março (MINIBASQUETE)









PARABÉNS A TODOS......

Festa do Basquetebol Portimão


Terminou a 4ª edição das Festas. A AB Aveiro teve uma excelente prestação em todos os escalões.

Nas Sub14F tiveram 5v e 1d, esta na meia final com Lisboa. Neste escalão tivemos a nossa Ana Rita com uma presença muito boa, sempre muito activa e participativa demonstrando em alguns movimentos toda a sua enorme capacidade técnica. A Rita como Sub14 de 1º ano têm muita margem de evolução e perspectivas de um futuro muito risonho. Neste escalão venceu o Porto que na final derrotou Lisboa por 27p.

Nas Sub16F, AB Aveiro num final anunciado com uma vitória clara sobre o Porto por 31p, pelo meio ficou um grande susto com Lisboa onde esteve a perder por 14p.

No sector feminino de realçar pela negativa as diferenças finais sinal que algo vai mal e que há que reflectir.

Nos Sub14M a ABA também atingiu a Final, que decorreu muito equilibrada quase até ao final, altura em que Setúbal fugiu fruto de algumas precipitações ofensivas de Aveiro.

Nos Sub16M AB Aveiro apesar de 2d nas fases de grupos, apurou-se para as meias finais onde fizeram um excelente jogo contra Lisboa, com um bom final onde o resultado poderia ter caído perfeitamente para Aveiro. No apuramento do 3º e 4º lugar garantiram o 3º à custa de uma difícil vitória contra Coimbra. Na final deste escalão o que inicialmente pareceu fácil, Lisboa esteve a ganhar por volta dos 20p,complicou-se, a Selecção do Porto acreditou sempre, encetou uma reviravolta sensacional, empatando o jogo nos segundos finais, resolvendo Lisboa da linha de lance livre.

Uma nota final para os jovens árbitros de Aveiro, tiveram uma excelente prestação (estiveram todos no nosso torneio) o que augura uma mudança muito positiva no futuro da arbitragem Aveirense. Esta presença positiva culminou com a chamada de 2 destes árbitros para apitar as Finais de Sub16M e Sub14F.

Para finalizar dar os parabéns à Ana Rita, que seja a 1ª de várias presenças nestas festas e Selecções e que seja ao mesmo tempo um incentivo para o futuro.







Simões

10 de abril de 2010

Sub 14 Femininos - Jogo Treino

FOTO CONJUNTO

BRANDOENSE

SANJOANENSE

VILA REAL

No passado dia 9 de Abril, a nossa equipa de Sub14 Femininos realizou 2 jogos treinos, contra a equipa da Sanjoanense e a equipa de Vila Real. Juntamos as 3 equipas numa tarde, para todas realizarem jogos entre si e poderem ter alguma competição, depois desta paragem nos campeonatos.
Desde já, o nosso muito obrigada às duas equipas presentes, pela disponibilidade.

JOGOS
GRIBrandoense
x Vila Real
Vila Real x ADSanjoanense
ADSanjoanense
x GRIBrandoense

A Treinadora, Tânia Gaião

RITA REIS NA FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL


A Associação de Basquetebol de Aveiro definiu os grupos que formam parte das diferentes selecções que representaram a AB Aveiro nas Festas do Basquetebol Juvenil em Portimão.O nosso clube vai contar com uma única representação, a da atleta RITA REIS (1997), como elemento da Selecção Distrital de Sub14 Femininas.

Desejamos muita sorte à nossa atleta, que vai competir desde Quarta-feira dia 7 até ao Domingo dia 11 de Abril.

8 de abril de 2010

7 de abril de 2010

Torneio da Páscoa - Sub19 Femininos

A equipa de Sub 19 do Grib acabou no 3º lugar deste Torneio organizado pelo nosso clube. No 1ºjogo, a nossa equipa venceu o F.C.Porto por 4 pontos, no 2º jogo perdeu com B.Barcelos, no prolongamento, por 2 pontos e no último jogo perdeu com a Selecção Distrital de Aveiro por mais de 20 pontos (apesar deste resultado, o jogo foi equilibrado nos 3 primeiros períodos). Ao longo do Torneio, as atletas deste grupo de Sub 19 voltaram a demonstrar uma boa atitude competitiva e qualidades evidentes, quer técnica quer tacticamente, consolidando a boa imagem transmitida ao longo da época, que nos faz esquecer que estão incluídas atletas de 1º ano do escalão de sub16, em elevado nº (7 atletas).
Gostaria de realçar o equilírio presente na maioria dos jogos, que fez com que este torneio tivesse uma qualidade assinalável, com destaque para o jogo Grib-Barcelos, onde as nossas atletas tiveram uma prestação muito aguerrida e lutadora, motivando todo o público presente.
Parabéns a todas as atletas!!!
Miguel Barradas

5 de abril de 2010

" VII Clinic Basquetebol "

Perante uma plateia de cerca de cinquenta pessoas, o Árbitro Internacional Fernando Rocha abriu o Clinic onde falou principalmente sobre as novas alterações às regras. O tema suscitou o interesse e esclarecimento de dúvidas para as quais o Fernando de uma maneira clara e com a ajuda de videos foi esclarecendo.
Depois de um intervalo para um café, seguiu-se a intervenção do Seleccionador Nacional e Treinador do F.C. Porto Moncho Lopez. Moncho abordou o tema "Fundamentos Defensivos". Com a colaboração das Equipes seniores masculina e Feminina do GRIB, Moncho fez uma abordagem bastante elucidativa sobre a defesa aos vários tipos de bloqueios.
Para quem esteve presente, temos a certeza que saímos todos mais enriquecidos pela qualidade com que os temas foram apresentados.
O GRIB agradece a disponibilidade total que desde o início quer o Fernando Rocha quer Moncho Lopez demonstraram.
Damos também os parabéns ao Fernando Rocha pela sua nomeação para o Campeonato do Mundo
Francisco Simões
Coordenador Técnico